GEFE/RS comemora resultados de 2007

O Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul (PEF/RS) realizou, no início deste ano, balanço das suas ações de 2007. Entre as principais atividades, destacam-se o aumento do número de disseminadores de Educação Fiscal e a realização de seminários e reuniões de sensibilização para apresentar e discutir os principais objetivos do programa. Em 2007, foram capacitados 951 professores e fazendários no Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal (DEF). O RS obteve um dos dois melhores desempenhos do Brasil, com um índice médio de aprovação de 94% dos alunos matriculados no curso. Nesta edição do curso, foram organizados encontros presenciais nas principais cidades gaúchas: Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Estrela, Ijuí, Montenegro, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Lourenço do Sul, Soledade, Uruguaiana e Vacaria. Em agosto passado, foi realizado o I Encontro de Tutores do Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal, que reuniu cerca de 40 pessoas de todo o Estado, entre professores e servidores fazendários. O objetivo foi preparar e sensibilizar os tutores. O evento também iniciou a discussão sobre a necessidade de construção de indicadores quantitativos e qualitativos para avaliar os resultados das ações do PEF/RS. No último ano, o PEF/RS organizou dois seminários regionais, um em Novo Hamburgo, com a participação de 500 pessoas, e outro em Candelária, com a presença de 300 pessoas. O objetivo desses seminários é sensibilizar, motivar e capacitar a comunidade local e da região sobre o tema Educação Fiscal.. Além disso, o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE) apoiou a realização do Seminário de Finanças Públicas sobre o Vale do Rio dos Sinos, organizado pela Faculdade de Economia da UFRGS em Dois Irmãos. O PEF/RS realizou também reuniões de sensibilização com os responsáveis pelos programas municipais de Educação Fiscal nos municípios de Panambi, Campo Bom, Montenegro, Novo Hamburgo e Guaporé. A sensibilização teve a participação de diretores de escolas municipais em Caxias do Sul e em Dom Pedrito e de pais e alunos de Igrejinha. O programa foi apresentado no Seminário Regional do Leite em Miraguaí, com a presença de 500 pessoas, no encontro de diretores das escolas estaduais de Porto Alegre, com a participação de 200 pessoas, na visita que alunos, professores e pais das escolas municipais de Panambi fizeram à Secretaria da Fazenda, que contou com 85 pessoas, e no curso de formação de Agentes Fiscais do Tesouro do Estado. Os integrantes do GEFE também apoiaram e participaram do lançamento dos Programas Municipais de Educação Fiscal nos municípios de Montenegro e Guaporé e na entrega do Prêmio Gestor Público do Sindicato dos Auditores de Finanças Públicas do RS (Sindaf), que selecionou os programas municipais de Educação Fiscal de Novo Hamburgo e Estrela. Neste ano o GEFE também teve a oportunidade de apresentar o programa em eventos com a sociedade civil, através da parceria com as entidades de classe fazendárias e recebeu a visita de diversos grupos de alunos, para conhecer as atividades da Secretaria da Fazenda do RS (Sefaz). Em 2007, o GEFE teve um avanço importante, além da estrutura da Sefaz, passou a contar com uma seção específica para o PEF/RS na Secretaria da Educação do RS (Seduc). Desde que o PEF foi criado no RS em 2003, foram realizados 24 seminários regionais, com a participação de 5.500 pessoas, 44 reuniões de sensibilização, com a presença de 4.850 pessoas, e dois seminários estaduais, que contaram com 580 pessoas. Nesse período, 2.238 professores e fazendários foram capacitados como disseminadores e 60 como tutores de Educação Fiscal. As ações do PEF, como seminários, reuniões, palestras e cursos, já chegaram a cerca de 215.000 alunos, 7.100 professores, 1.300 escolas e 253 municípios do Estado. O PEF/RS passou a contar a partir de 2005 com um site, www.educacaofiscal.rs.gov.br, que foi reestruturado em 2006, visando melhorar as funcionalidades voltadas à integração e à interatividade. Desde 2003, os integrantes do GEFE também já estiveram em grandes eventos: Fenadoce, Expointer, Feira do Empreendedor do SEBRAE, Fórum Mundial da Educação, Reunião Regional da SBPC, Operação Verão no litoral gaúcho, Fórum Estadual de Educação Fiscal de São Paulo, Convenção do CRC/RS, Encontro do Fisco Estadual Gaúcho, Dia da Solidariedade, Plenafisco, Fórum Nacional do Controle Interno e Feira do Livro.