Curso de disseminadores de Educação Fiscal no Estado tem 687 alunos

O Curso a Distância de Disseminadores de Educação Fiscal do segundo semestre de 2007 começou nesta segunda-feira (13), com 687 alunos, distribuídos em 29 turmas. A capacitação é realizada no Rio Grande do Sul pelas Secretarias Estaduais da Fazenda e da Educação, através do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE), e no Brasil pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda. O curso, com duração de cerca de dois meses, é feito praticamente todo pela internet, com a participação obrigatória dos alunos em uma aula presencial. No início do curso, o aluno recebe sem custos o material composto de quatro manuais e um CD-Rom. O conteúdo programático do curso é composto de quatro módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Sistema Tributário Brasileiro e Gestão Democrática dos Recursos. O curso tem uma carga horária de 80 horas. Quem optar por apresentar um projeto pedagógico receberá um certificado de 120 horas. A grande maioria dos alunos é professor das redes estadual e municipal de ensino. O objetivo do curso é formar pessoas que trabalhem em sala de aula e na comunidade assuntos como administração pública, tributos, controle dos gastos públicos e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. O coordenador do curso no Estado, Alexandre Bortolini, representante da Secretaria da Fazenda, informa que foram formados 297 disseminadores de Educação Fiscal no Estado no primeiro semestre de 2007. Ele salienta que isso representou um percentual de aprovação de 94%, com o Rio Grande do Sul obtendo um dos melhores desempenhos entre os Estados.