Seminário do Programa de Educação Fiscal e da prefeitura de Novo Hamburgo conta com cerca de 500 professores

O I Seminário de Educação Fiscal de Novo Hamburgo, promovido pelo Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul (PEF/RS) e pela prefeitura de Novo Hamburgo, contou com a participação de cerca de 500 professores, a grande maioria da rede municipal de ensino, nesta quinta-feira no Centro Municipal de Cultura. Além de Educação Fiscal, eles discutiram os temas Fontes de Recursos Públicos, Ética e Cidadania, Gestão Social dos Recursos Públicos e Práticas Pedagógicas. Na abertura do evento, ao destacarem o tema Educação Fiscal na rede de ensino, o prefeito em exercício, Raul Cassel, e a secretaria municipal de Educação, Maristela Guasselli, enfatizaram a função da escola na formação do cidadão. Já o titular da 4ª Delegacia Fazendária, Ricardo Tovo, destacou que os educadores trabalham com a melhor material prima para o resgate da cidadania para gestar um futuro melhor para o país, que são os alunos. O responsável pela Assessoria de Promoção e Educação Tributária da Receita Estadual, Alexandre Bortolini, acentuou que o PEF/RS, que tem como missão a formação do cidadão, quer criar uma conscientização fiscal e incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. O coordenador-adjunto do Grupo Especial de Assessoramento do Gabinete da Governadora do Estado e professor de Economia da UFRGS, Eugênio Lagemann, falou sobre fontes de recursos públicos, destacando que, em 2005, a receita tributária de Novo Hamburgo foi de R$ 582,9 milhões, equivalente a 28,9% da receita total do município, e as transferências correntes, R$ 919,4 milhões, 45,6% do total. Os integrantes do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE), Bruno Lhullier e Edemar Castaman, da Secretaria da Fazenda/RS, e Carlos Pinheiro, da Secretaria da Educação/RS, abordaram respectivamente os temas “Ética e Cidadania”, “Gestão Social dos Recursos Públicos” e “Práticas Pedagógicas”. Além disso, a diretora do teatro Renascença de Porto Alegre, Izabel Ibias, ministrou a palestra motivacional “Só faz bem quem está bem”. Esse seminário em Novo Hamburgo é mais uma das atividades que conta com o apoio do PEF/RS. Nesses eventos, o programa estadual se responsabiliza pela organização dos palestrantes e o fornecimento de materiais didáticos. Neste ano, também foram realizados um seminário em Candelária e uma reunião de sensibilização em Montenegro. Até o final de 2006, as ações do PEF/RS já atingiram cerca de 216 mil alunos, 7.163 professores e 1.301 escolas no Estado. Entre professores e fazendários, já foram formados 1.550 disseminadores do Curso a Distância de Educação Fiscal, organizado em parceria com a ESAF. Dos municípios gaúchos, 253 já foram alcançados pelas ações do PEF. Neste semestre, 317 novos alunos do Curso a Distância de Educação Fiscal, distribuídos em 16 turmas, estão sendo capacitadas no Estado.