Educação Fiscal com novos integrantes da Secretaria de Educação

O Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE) realizou, nesta quinta-feira, 12 de abril, reunião com a participação dos novos integrantes do grupo da Secretaria Estadual da Educação. Farão parte, também como titulares do GEFE, as professoras Hilda Liana Silva e Diehl, chefe da Divisão de Projetos Especiais do Departamento Pedagógico, e Márcia Regina Rönnau, da mesma divisão. Durante a reunião, a coordenadora do Programa Estadual de Educação Fiscal Silvia Grewe explanou o desenvolvimento deste programa aqui no estado e o apoio que o programa recebe do Programa Nacional de Educação Fiscal, também explanou as diversas atividades já desenvolvidas e agendadas neste ano. A professora Hilda disse que a Secretaria da Educação incorporou o Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul (PEF/RS) como um dos seus projetos especiais. Ela sugeriu que seria importante se o programa fosse inserido no currículo das escolas como tema transversal. De acordo com ela, o primeiro passo para isso seria haver uma sensibilização dos coordenadores pedagógicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o segundo passo, capacitar pessoas para serem responsáveis pelo PEF/RS nas CREs. O integrante do GEFE e coordenador do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, Alexandre Bortolini, propôs que, nessa capacitação, sejam aproveitados os tutores do curso que já estão nas CREs. Nesta reunião também foi destacada a importância de integrantes destas duas secretarias agendarem a Reunião de Sensibilização de Montenegro que ocorrerá no dia 2 de maio, o Seminário Municipal de Educação Fiscal de Novo Hamburgo no dia 24 de maio e o Seminário de Finanças Públicas da Faculdade de Economia da UFRGS em Dois irmãos no dia 16 de junho. Também participaram da reunião os integrantes do GEFE Bruno Amaral Lhullier, Carlos Guilherme Pinheiro, Edemar Castaman, Jeanete Saile Scherer, Volnei Picolotto e Milton Cesar da Costa, que já participam do grupo ativamente há vários anos.