Curso de Educação Fiscal inicia nesta segunda com 317 alunos

O Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal iniciou nesta segunda feira, 9 de abril, com a participação de 317 alunos de todo o Estado, divididos em 15 turmas. O curso, oferecido gratuitamente pela ESAF, é coordenado no Estado pelas Secretarias Estaduais da Fazenda e da Educação através do Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE). O objetivo é formar pessoas que trabalhem em sala de aula e na comunidade assuntos como administração pública, tributos, controle dos gastos públicos e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. Para cumprir esse fim, a maioria das vagas do curso é destinada a professores das redes estadual e municipal de ensino e a servidores fazendários. O curso é composto de, no mínimo, 80 horas aula. Os alunos que optarem por apresentar um projeto pedagógico terão 120 horas aula. Ao término das atividades, se aprovados, os alunos recebem um certificado da ESAF. Para fazer o curso, os alunos recebem quatro manuais da ESAF e um CD. Ele pode acompanhar o curso pelo CD ou pelo site, www.esaf.fazenda.gov.br. As avaliações devem ser feitas pela página eletrônica da ESAF. O conteúdo do curso é dividido nos seguintes módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Sistema Tributário Brasileiro e Gestão Democrática dos Recursos. Já foram capacitados 1.550 disseminadores de Educação Fiscal nessa modalidade, a maioria professores. Novas turmas serão abertas no segundo semestre.