Porto Alegre é sede de eventos nacionais de Educação Fiscal

A capital gaúcha foi sede de 22 a 24 de novembro de 2006 da 35ª Reunião Nacional do Grupo de Educação Fiscal (GEF) e do 2º Encontro de Coordenadores EAD – Disseminadores de Educação Fiscal da ESAF. Os eventos foram organizados pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE) e contou com a participação de representantes dos órgãos gestores do GEF: Ministérios da Fazenda e da Educação, CGU, ESAF, integrantes dos GEFEs das Secretarias Estaduais de Fazenda/Finanças e Educação e da Receita Federal. No evento, foram apresentados os relatórios das Comissões de trabalho do GEF (Referencial Teórico-metodológico, Sensibilização e Marketing, Monitoramento e Avaliação) e a avaliação do Curso a Distância de Disseminadores de Educação Fiscal. Foi discutida a metodologia de avaliação do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) e o planejamento das ações para 2007. Na abertura do evento, no dia 22 de novembro, às 9h, participaram a secretária de Educação do Estado, Nelsi Muller, o secretário adjunto da Fazenda do Estado, Júlio César Grazziotin, o diretor geral adjunto da ESAF, Carmélio Paiva, o superintendente substituto da Receita Federal no Estado, Vito Mario Mandarino Gallo, o diretor da Receita Estadual, Luis Antônio Bins, a coordenadora do Programa de Educação Fiscal do Rio Grande do Sul (PEF/RS), Silvia Grewe, e a coordenadora substituta do PEF/RS, Márcia Coiro. No encontro, foram apresentados o PEF/RS, algumas experiências de outros estados e trabalhos dos Programas Municipais de Educação Fiscal de Dom Feliciano e de São Sepé. Foi realizado um painel com as experiências das escolas municipais Ranulfo Lacriox, de Itaqui, Santuário, de Santa Cruz do Sul, e Américo Ribeiro Mendes, de Caxias do Sul. Ocorreram também apresentações das seguintes peças teatrais: “A Mágica dos Impostos”, dos alunos da EMEF Professor Teobaldo Closs do Município de Teutônia; “Fiscalito e a Revolta da Notas Fiscais”, dos alunos da 7ª série da EMEF Perpétuo Socorro do Município de Santa Maria; e “Professor Cidadania e a Educação Fiscal”, do Grupo Teatral Sem Receita, formado por servidores ativos e inativos do Ministério da Fazenda em Porto Alegre. A diretora do Teatro Renascença de Porto Alegre, Izabel Ibias, ministrou a palestra motivacional “Só Faz Bem Quem Está Bem”. No evento, também foi apresentado um vídeo que mostra as principais ações do PEF/RS desde 2003.