Professores e fazendários discutem Educação Fiscal em Bento Gonçalves

Entre os dias 24 e 26 deste mês, 350 professores das redes públicas estadual e municipal de Educação vão se reunir, em Bento Gonçalves. Eles participam, juntamente com 40 servidores da Secretaria Estadual da Fazenda, do 2º Seminário Estadual de Educação Fiscal. O evento tem por objetivo formar e sensibilizar os professores que levarão assuntos como arrecadação de impostos, gestão dos recursos públicos e controle social dos gastos para dentro das salas de aula, dentro do Programa de Educação Fiscal – PEF/RS. Organizado pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE), composto por integrantes das Secretarias Estaduais da Fazenda e da Educação, o seminário terá palestras variadas, que abordarão pontos como a importância da educação fiscal e responsabilidade social, passando pela apresentação de vídeos didáticos que podem ser utilizados dentro das escolas, e a realização de oficinas práticas com base nos temas discutidos. “Após cada palestra, os participantes se dividem e voltam a tratar do assunto, mas com visão na prática que será exercida quando retornarem às suas atividades”, explica Silvia Grewe, coordenadora do PEF/RS. Lançado no final de 2003, o PEF/RS já teve a adesão de 47 municípios gaúchos. Diversas atividades foram desenvolvidas por aproximadamente 98 mil alunos de 208 escolas de ensino fundamental e médio das redes pública e privada. Alguns dos resultados obtidos dentro destas escolas serão apresentados no seminário, por meio de relatos de professores, como Marilene Aires, professora de São Sepé e Maria Elenise da Silva, professora de Santo Ângelo. O primeiro seminário do PEF/RS foi realizado em março de 2004, em Imbé, com a presença de 250 professores. De lá para cá, dois mil e oitocentos professores foram capacitados em eventos regionais (cidades de Carazinho, Teutônia, Passo Fundo, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Sarandi, São Borja e Santo Ângelo), bem como em capacitações à distância e 1.940 participaram de reuniões de sensibilização.