Grupo de Educação Fiscal divulga PEF em Sarandi

Nesta última sexta-feira, 13, o auditório da Universidade de Passo Fundo foi cenário para a divulgação do Programa de Educação Fiscal em Sarandi. O evento foi organizado pelo município e pela 39ª coordenadoria Regional do Estado. O objetivo foi mostrar a importância e os benefícios da implantação do PEF nas escolas, para a formação do cidadão e crescimento do estado. Dentre as 350 pessoas que participaram do seminário de divulgação estavam o Delegado da Fazenda de Passo Fundo, Antônio José Sebbem, a Coordenadora Estadual de Educação, Sandra da Maia Citolin, o Presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Lucietto e professores e diretores das escolas regionais. O prefeito de Sarandi, Reinaldo Antônio Nicola, abriu o evento falando da importância do PEF para o município. Em seguida, a coordenadora do programa, Silvia Grewe, deu início as atividades do seminário. A apresentação sobre Educação Fiscal foi realizada através de um vídeo, palestras com os representantes do GEFE sobre temas fiscais (tributos, aplicação de recursos públicos, ética, capacitação, controle da gestão e administração pública) e também contou com a participação de Maria Elenise Gomes da Silva, que relatou a experiência da implantação do programa na Escola Estadual Onofre Pires de Santo Ângelo. A professora deu dicas de como abordar os assuntos de acordo com cada série e aproveitou a oportunidade para levar alunos que realizaram trabalhos sobre os temas. O PEF tem por objetivo levar até o cidadão conhecimentos sobre a administração pública, arrecadação de impostos e controle de gastos. É desenvolvido, principalmente por escolas públicas que inserem esses temas nas disciplinas.