PEF: professores e fazendários recebem treinamento. Trabalho com estudantes deve iniciar já em abril.

Aproximadamente 300 servidores das Secretarias Estaduais da Fazenda e da Educação deram início à primeira etapa do Programa Estadual de Educação Fiscal nesta quarta-feira. Ao todo, serão três dias de treinamento intenso, em sistema de imersão, onde conteúdos das áreas fazendária e educação serão discutidos. O objetivo é formar os professores que devem dar início, já em abril, à prática do PEF junto a estudantes das redes públicas municipal e estadual, em 30 cidades gaúchas. Os secretários Paulo Michelucci Rodrigues, da Fazenda e José Fortunati, da Educação, estiveram presentes e destacaram a importância que cada cidadão tem na transformação da sociedade e melhoria do Estado. O Programa Estadual de Educação Fiscal é uma ação educativa que visa repassar à comunidade, primeiramente por meio da escola, aos estudantes de nível médio, conteúdos referentes à gestão pública, como ingresso de recursos, formulação do orçamento, prioridades de aplicação, fiscalização dos investimentos, controle do Estado e outros. O objetivo é criar a consciência de que administrar o Rio Grande do Sul é responsabilidade de todos, desde a eleição dos representantes junto ao Executivo e ao Legislativo, passando pelo ato de pedir uma nota de compra, participar da escolha das obras mais necessárias para as cidades, e a verificação se os serviços públicos estão sendo prestados de forma eficaz. A primeira etapa de implementação do PEF será realizada em 30 cidades gaúchas e vai atingir alunos das redes municipal e estadual. Posteriormente, o programa será levado às demais cidades e à rede particular de ensino, devendo ser expandido às universidades e à entidades representativas da sociedade. No resto do Brasil, o PEF já está sendo desenvolvido. Há experiências de sucesso em diversos Estados, como em Santa Catarina e em Minas Gerais. Maiores informações sobre o PEF podem ser obtidas através do site www.educacaofiscal.rs.gov.br.