Seminário Desafios da Educação Fiscal: Um Olhar TransformaDOR

Evento totalmente digital será realizado nos dias 26 a 28 de abril e traz o tema ‘Um Olhar TransformaDOR’, pois enfoca as dores e desafios enfrentados por gestores dos programas de educação fiscal, inspirado na seguinte citação: Ostra feliz não faz pérola!

O seminário terá transmissão pelo canal da Nota Potiguar no YouTube para todo o Brasil. As inscrições estão abertas e a participação no evento pontua na Ação 1.04 do Programa de Integração Tributária - PIT.

 

Sobre o Seminário

É uma iniciativa dos Programas de Educação Fiscal dos Estados do Acre, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins para lançar reflexões, promover debates e abordar de forma inovadora a temática da educação fiscal e cidadania no Brasil. O tema surgiu a partir do curso ‘Design Thinking para a educação fiscal’, promovido pelo GT-66 e realizado no mês de setembro de 2021. Integrantes dos grupos envolvidos decidiram promover um seminário integrado para reunir especialistas, estudantes, servidores públicos e grandes nomes ligados ao tema para juntos, colaborativamente, pensar nas “dores” enfrentadas pelos Programas de Educação Fiscal em todos os Estados.

As dores representam os desafios e as dificuldades encontradas no caminho e, por muitas vezes, o olhar de quem cria e desenvolve políticas públicas se volta mais para a busca de soluções sem antes se deter sobre as reais causas e definição do problema. Nesse sentido, falar das dores vem como um exercício de aprofundamento do olhar e de mudança de perspectiva, na abordagem inovadora do uso de design em políticas públicas. Temática central – O seminário traz o tema ‘Um Olhar Transformador’, pois enfoca as dores e desafios enfrentados por gestores dos programas de educação fiscal nos estados, inspirado na seguinte citação: Ostra feliz não faz pérola!

A ostra, para fazer uma pérola, precisa ter dentro de si um grão de areia que a faça sofrer. Sofrendo, a ostra diz para si mesma: 'Preciso envolver essa areia pontuda que me machuca com uma esfera lisa que lhe tire as pontas…' Ostras felizes não fazem pérolas... Pessoas felizes não sentem a necessidade de criar. O ato criador, seja na ciência ou na arte, surge sempre de uma dor. Não é preciso que seja uma dor doída... Por vezes a dor aparece como aquela coceira que tem o nome de curiosidade.”  (Rubem Alves)

 

Programação

Confira a programação completa no site do evento: https://seminarioeducacaofiscal.set.rn.gov.br/

 

Inscrição

O Seminário está aberto para participação de todos, sem custo de inscrição e sem limite de vagas. As inscrições já estão abertas no link abaixo. É possível optar por se inscrever em toda a programação ou selecionar apenas as atividades desejadas.

Inscrições: clique aqui

 

Certificado de Participação

A certificação será feita por meio do preenchimento da lista de presença (via formulário eletrônico) que será divulgada durante cada turno do evento. Será emitido um certificado para cada turno de atividade da programação e sua respectiva lista de presença.

Após o evento, um link será enviado para o e-mail do participante permitindo que ele mesmo faça o download do certificado.

 

Pontuação no PIT

O Programa de Integração Tributária prevê entre suas ações no Grupo I - Educação Fiscal a ação 1.04 - participar, com servidores municipais, de seminários municipais, regionais, estaduais ou nacionais do Programa de Educação Fiscal. Pontuarão nesta ação os municípios que apresentarem certificado de participação no Seminário, com 1 ponto para cada certificado apresentado. Pontuação máxima na ação de 3 pontos.

 

Serviço

Data: 26 a 28 de abril de 2022

Valor: O evento é sem custos para os participantes e será transmitido pelo YouTube no canal da Nota Potiguar

Inscrições: o participante deverá fazer inscrição. clique aqui.

Programação: https://seminarioeducacaofiscal.set.rn.gov.br/