Novo Curso Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular - Turma 4

Nova edição do curso “Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular” está com inscrições abertas para a turma de agosto

Após capacitar e certificar mais de 1.300 professores em um ano no ar, o curso Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular foi completamente atualizado, com conteúdos determinados pelo MEC e uma inédita proposta pedagógica de formação em duas etapas. A certificação em cada uma das etapas do curso pontua no Programa de Integração Tributária - PIT em diferentes ações: o primeiro módulo pontua na Ação 1.02 e o módulo complementar na Ação 1.05.
A nova edição do curso terá sua primeira turma em agosto e as inscrições estão abertas, sendo que os alunos que já fizeram a primeira capacitação podem se inscrever para esta atual edição. Saiba mais informações sobre o curso abaixo.

Informações gerais
A Receita Estadual do Rio Grande do Sul, através da Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios – DRCM, está disponibilizando 400 vagas no Curso Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular, no formato à distância e sem custos para instituições e participantes, sendo exigido o compromisso formal com a vaga disponibilizada. O curso será ministrado na plataforma da Receita Estadual para professores de todas as redes de ensino que estejam em atividade em sala de aula. Todos os módulos têm atividade avaliativa e a nota mínima para certificação é 70% de aproveitamento. A inscrição deve ser realizada pelo próprio interessado(a) e é condição determinante estar em exercício na sala de aula.
Para professores do Rio Grande do Sul vinculados aos seus municípios o Curso Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular pontuará no Programa de Integração Tributária, mediante apresentação de certificado na prestação de contas.

Formação em duas etapas e pontuação no PIT
A nova edição do curso está dividida em duas etapas com a disponibilização de um módulo complementar que requer a aplicação prática do projeto pedagógico.
A primeira etapa do curso é composta por quatro módulos, com duração de 16 de agosto a 24 de setembro e com certificação de 40 horas. Para o professor que realizar esta capacitação, o município pontuará na Ação 1.02 do Programa de Integração Tributária mediante apresentação de certificado na prestação de contas.
O professor que optar por seguir e avançar para o módulo complementar – módulo 5, receberá um certificado complementar de 40 horas apresentando o relatório de realização da prática pedagógica aplicando os conteúdos do curso, conforme critérios estabelecidos no módulo complementar. Para o professor que realizar esta comprovação, o município em que a prática pedagógica foi desenvolvida receberá 5 pontos da Ação 1.05 do Programa de Integração Tributária.

Inscrições
Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Serão aceitas inscrições até o limite das vagas.


Conteúdo programático
Ambientação – 16 a 21 de agosto
Módulo 1 – Período: de 22 a 30 de agosto - Conteúdo: Educação Fiscal no contexto do Estado Brasileiro – Avaliação: Questionário
Módulo 2 – Período: de 31 de agosto a 8 de setembro - Conteúdo: Orçamento público – Avaliação: Questionário
Módulo 3 – Período: de 9 a 15 de setembro - Conteúdo: Sistema Tributário – Avaliação: Questionário
Módulo 4 – Período: de 16 a 24 de setembro - Conteúdo: Educação Fiscal na BNCC – Avaliação: Plano de Aula
Módulo Complementar de Prática Pedagógica em Educação Fiscal
Módulo 5 – Período: de 25 de setembro a 5 de novembro - Conteúdo: Prática Pedagógica – Avaliação: Relatório pedagógico e Evidências da prática pedagógica