III Semana da Conscientização Tributária e XXIII Seminário Paranaense de Educação Fiscal

Evento promovido pelo Governo do Paraná ocorre nos dias 9 e 10 de novembro com o tema “Múltiplos olhares: mapeando a Educação Fiscal no Brasil”. A participação pontua no Programa de Integração Tributária - PIT deste semestre na Ação 1.04.

A Secretaria da Fazenda do Paraná e Receita Estadual, por meio da Escola Fazendária, promovem nos dias 9 e 10 de novembro a III Semana da Conscientização Tributária e o XXIII Seminário Paranaense de Educação Fiscal.

O evento que será transmitido pelo Canal do Youtube da Efaz/PR terá como tema “Múltiplos olhares: mapeando a Educação Fiscal no Brasil”. Sua programação contará com ricas experiências de diversos estados brasileiros, com a finalidade de mostrar as diferentes práticas de Educação Fiscal em âmbito nacional.

O objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância socioeconômica do tributo para o desenvolvimento do Estado e para a promoção do bem-estar social dos cidadãos.

Os participantes poderão ter uma visão sobre ações que diferentes estados brasileiros realizam neste campo e um momento de reflexão (enquanto cidadãos) sobre a importância de pagar o tributo e acompanhar a aplicação dos recursos. A Semana da Conscientização Tributária integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná desde a sanção da lei 19862/2019. O evento é gratuito e aberto a toda a população.

PROGRAMAÇÃO – Na manhã do dia 10, a servidora da Receita Estadual do RS, Giane Maria Zago, ministrará a palestra “Relato da experiência do Curso de Tutores em Educação Fiscal na BNCC”, apresentando o projeto desenvolvido na Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios – DRCM neste ano.

Confira a programação completa: https://www.semanatributaria.pr.gov.br/Pagina/III-Semana-da-Conscientizacao-Tributaria-e-XXIII-Seminario-Paranaense-de-Educacao-Fiscal

Para se inscrever, acesse: https://www.semanatributaria.pr.gov.br/Pagina/III-Semana-da-Conscientizacao-Tributaria-e-XXIII-Seminario-Paranaense-de-Educacao-Fiscal-4

Pontuação no PIT
A Escola de Governo do Paraná irá emitir os certificados de acordo com a efetiva participação na programação por turno. Cada turno equivale a 4 horas e a carga horária é somatória vinculada a cada CPF. Desta forma, cada CPF terá, após o encerramento do evento, um certificado referente ao somatório da carga horária de presença no evento, podendo ser de 4h, 8h, 12h ou 16h.
A pontuação na Ação 1.04 (participar, com servidores municipais, de seminários regionais, estaduais ou nacionais) será válida seguindo esta ordem: certificado com 8h/12h = 1 ponto; certificado com 16h = 2 pontos. Certificados com carga horária inferior a 8h não serão válidos para pontuação na Ação.