A Prefeitura Municipal de Ipê convida a comunidade para participar do I Seminário de Educação Fiscal do município, que será realizado no dia 08 de maio de 2025, das 8h às 17h, no Clube Ideal de Ipê.
O evento tem como objetivo promover um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da cidadania fiscal, abordando temas relevantes como a reforma tributária, solidariedade fiscal, e as boas práticas na gestão pública e na educação fiscal nas escolas.
O seminário reunirá especialistas, gestores públicos, educadores e representantes da sociedade civil, promovendo o diálogo sobre o papel dos tributos na construção de uma sociedade mais justa e transparente.
08h00 – Credenciamento e recepção com coffee break
09h00 – Abertura oficial do I Seminário de Educação Fiscal do Município de Ipê
09h15 – Apresentação das boas práticas em gestão e educação fiscal local
09h30 – Palestra: “Abordando a Reforma Tributária e o Impacto nos Municípios”, com Rodrigo Fantinel – mestre em Economia com ênfase em Controladoria, consultor, mentor e palestrante
11h00 – Apresentação: “A Solidariedade do Programa Nota Fiscal Gaúcha”, com Magno Friedrich, auditor fiscal da Receita Estadual – 3ª Delegacia de Caxias do Sul
11h45 – Intervalo para almoço
13h15 – Painel: “Integração e Resultado: A Experiência de Ipê no Programa de Integração Tributária”, apresentação de CR Consultoria – ministrante Ricardo Ledur Gottardo
14h15 – Apresentação de Boas Práticas - Educação Fiscal com a Direção da Escola Leonel de Moura Brizola
15h00 – Coffee break
16h00 – Entrega dos certificados
17h00 – Encerramento
O seminário é uma realização da Prefeitura Municipal de Ipê, com apoio da Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul e do Programa Nota Fiscal Gaúcha, reafirmando o compromisso com a formação cidadã, a educação fiscal nas escolas e a transparência na gestão dos recursos públicos.
Sua presença será de grande importância para o sucesso deste evento! Contamos com você para esse momento de aprendizado e troca de conhecimentos.
Pontuação no PIT
O Programa de Integração Tributária prevê entre suas ações no Grupo I - Educação Fiscal a Ação 1.04 - participar, com servidores municipais, de seminários regionais, estaduais ou nacionais do Programa de Educação Fiscal. Pontuarão nesta ação os municípios que apresentarem certificado de participação no evento com 1 ponto para cada certificado apresentado. Pontuação máxima na ação de 3 pontos.