Curso Educação Fiscal na BNCC - Turma de Maio

Estão abertas as inscrições para o Curso de Educação Fiscal na BNCC, na modalidade online, destinado a professores e com início em 03 de maio de 2023.

No curso serão abordados conceitos referentes aos tributos e sua função social, os mitos tributários existentes na sociedade, diferenças entre educação fiscal e financeira, importância do orçamento público na execução das políticas públicas, a construção da cidadania e estratégias para o ensino da educação fiscal de acordo com a BNCC. A participação do professor no curso é fundamental por ser o principal agente disseminador da educação fiscal no meio escolar. Assim, levar conhecimento e sensibilizar para o tema, pode facilitar o processo de conscientização da relevância da educação fiscal na vida da sociedade.

Informações gerais:

Para o Curso de Educação Fiscal na BNCC estão sendo disponibilizadas 200 vagas, no formato a distância e sem custos para instituições e participantes, sendo exigido o compromisso com a vaga disponibilizada. O curso será para professores de todas as redes de ensino que estejam em atividade em sala de aula e será ministrado na plataforma da Receita Estadual. É composto de 4 módulos e todos os módulos têm atividade avaliativa e a nota mínima para certificação é 70% de aproveitamento. A inscrição deve ser realizada pelo próprio interessado(a) e é condição determinante estar em exercício na sala de aula.

Para professores do Rio Grande do Sul vinculados aos seus municípios, o Curso Educação Fiscal na Base Nacional Comum Curricular pontuará na Ação 1.02 do Programa de Integração Tributária, mediante apresentação de certificado na prestação de contas.

Conteúdo programado:

Módulo 1 – Dos Tributos à Educação Fiscal – 03 a 09/05/2023
Módulo 2 – Educação Fiscal: Mapas mentais, abordagens e mitos tributários – 10 a  16/05/2023
Módulo 3 - Estratégias pedagógicas na Educação Fiscal a partir da BNCC – 17 a 23/05/2023
Módulo 4 - Elaboração do Plano de Aula transversalizando a Educação Fiscal – 24 a 31/05/2023

Inscrições:

Link para realizar a inscrição:  https://forms.gle/fFxs1ingeond9JeZ9 

Serão aceitas inscrições até o limite das vagas.