O 2º Seminário de Educação Fiscal de Canoas acontecerá no dia 30 de outubro, na Universidade La Salle. O evento começa às 8:30h, no auditório Irmão Bruno Ruedell, localizado no Prédio 8 - 3º andar da instituição de ensino. Organizado pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal, por meio das secretarias municipais de Fazenda e Educação, a programação ocorrerá em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz/RS), com apoio da Associação dos Funcionários de Carreiras Típicas de Estado de Canoas (AFTEC) e da Escola de Governo da SMA.
Previsto no convênio do Programa de Integração Tributária do Município com o Estado, o seminário buscará incentivar as ações municipais de interesse mútuo no crescimento da arrecadação de impostos e o fortalecimento das administrações tributárias, de forma a garantir os recursos necessários para os investimentos nas demandas sociais. Serão abordados temas como desafios da Receita Municipal, uso da inteligência fiscal e tecnologia, aspectos da reforma tributária, mediação tributária, educação fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, Programa de Integração Tributária (PIT) e apresentação de trabalhos pedagógicos com a educação fiscal.
Também ocorrerá o sorteio da Nota Fiscal Gaúcha do mês de outubro, promovido pela Sefaz. Os ganhadores serão conhecidos no encerramento da programação, por volta das 17h.
Aberto ao público, o Seminário de Educação Fiscal deverá mobilizar profissionais da área de contabilidade, consultorias, auditores fiscais, procuradores municipais, professores da área, secretários de Fazenda, vereadores e assessores, contribuintes em geral e estudantes. As inscrições poderão ser feitas no link - https://forms.gle/EGnQCpqBxGBS3jfU8
Pontuação no PIT
O Programa de Integração Tributária prevê entre suas ações no Grupo I - Educação Fiscal a Ação 1.04 - participar, com servidores municipais, de seminários regionais, estaduais ou nacionais do Programa de Educação Fiscal. Pontuarão nesta ação os municípios que apresentarem certificado de participação no evento com 1 ponto para cada certificado apresentado. Pontuação máxima na ação de 3 pontos.