Boas práticas e cidadania marcam o 1º Seminário Regional de Educação Fiscal em Alegrete

O 1º Seminário Regional de Educação Fiscal, realizado em 07 de novembro, reuniu representantes de diversos municípios em um encontro voltado à conscientização, ao diálogo e ao fortalecimento da cidadania por meio da educação fiscal.

Participaram professores, gestores e servidores das áreas da Fazenda e da Educação de Alegrete, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Manoel Viana, São Francisco de Assis, Santiago e Santa Maria. O evento foi promovido pelo Grupo Municipal de Educação Fiscal de Alegrete, em parceria com a Câmara de Vereadores, Escola do Legislativo, Secretaria de Finanças e Orçamento e Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A programação da manhã contou com palestras das representantes da Receita Estadual do Rio Grande do Sul onde foram abordados os temas Programa Nota Fiscal Gaúcha, a Reforma Tributária e a transversalização de estratégias pedagógicas de Educação Fiscal. Na sequência, o Grupo Municipal de Educação Fiscal apresentou as ações desenvolvidas em Alegrete, que têm se destacado no Estado, além de expor perspectivas e desafios para o avanço do tema.

No período da tarde, painéis e relatos inspiradores dos municípios de Barra do Quaraí, Manoel Viana, Santa Maria e Santiago evidenciaram como a educação fiscal vem sendo trabalhada na região. Professores das EMEBs Alcy Vargas Cheuiche, João Cadore, Luiza de Freitas Valle Aranha e Marcelo de Freitas Faraco também compartilharam experiências pedagógicas exitosas aplicadas no cotidiano escolar.

O encontro contou ainda com a apresentação da história “O Jardim dos Tributos”, narrada pela autora Patrícia Albuquerque Bragamonte e por Sofia Trevisan Farret, encantando os participantes com uma abordagem lúdica sobre o tema.

O seminário encerrou com um coffee break, marcado pela integração e pela troca de ideias entre os presentes, reforçando o compromisso coletivo com a promoção da educação fiscal como instrumento de cidadania.