Municípios de Lavras do Sul e Tupanciretã lançam o Desafio Intermunicipal de Educação Fiscal – DIEF 2025 e inscrições ficam abertas até o dia 11 de setembro

Os Grupos Municipais de Educação Fiscal de Lavras do Sul e Tupanciretã lançam o edital que torna pública a abertura das inscrições para o Desafio Intermunicipal de Educação Fiscal – DIEF, promovido em parceria entre prefeituras do Estado do Rio Grande do Sul. A iniciativa tem por objetivo fomentar a educação fiscal, a cidadania e o protagonismo juvenil entre os discentes. O DIEF será realizado de forma colaborativa entre os municípios participantes, utilizando ferramentas digitais e metodologias interdisciplinares que conectam estudantes, professores e comunidades.

O público-alvo do DIEF são alunos do 8º e/ou 9º ano do Ensino Fundamental das redes públicas dos municípios do Rio Grande do Sul. 

O desafio terá início em 15 de setembro e será desenvolvido em três módulos, cada um com duração de duas semanas. A divulgação final dos resultados será no dia 3 de novembro e a entrega da premiação às três primeiras equipes vencedoras ocorrerá no dia 6 de novembro, durante o Seminário de Educação Fiscal de Tupanciretã.

O edital já está disponível para download (clique aqui) e no dia 3 de setembro será realizada uma Live de orientações e para esclarecimentos de dúvidas e perguntas sobre o Edital. Os links para inscrições no Desafio e na Live estão divulgados no Edital.

O Programa de Educação Fiscal - PEF/RS é apoiador da iniciativa e os municípios participantes no DIEF poderão pontuar no Programa de Integração Tributária – PIT nas Ações 1.07 e 1.05. 

Idealizadoras da iniciativa, as coordenadoras dos GMEFs de Lavras do Sul, Jeruza Quintana Petrarca, e de Tupanciretã, Ana Caroline Pierini, contam que a ideia do DIEF surgiu a partir de vivências em suas trajetórias. "Fomos colegas no ensino médio e, juntamente com outros colegas, tivemos a oportunidade de participar do DNA – Desafio Nacional Acadêmico. A experiência foi extremamente enriquecedora em conhecimento e vivências, despertando em nós a vontade de viver algo semelhante novamente. Anos depois, já integrando Grupos de Educação Fiscal em cidades distintas, em uma conversa sobre como tornar a Educação Fiscal mais atrativa e envolvente para os alunos, nasceu a proposta do DIEF, que tem exatamente esse objetivo: tornar o tema mais dinâmico, próximo e instigante de ser trabalhado", afirmam.

Agora com o lançamento do DIEF, a expectativa é de sucesso! "Esperamos que os municípios embarquem nesse Desafio conosco e que o DIEF se torne um espaço de trocas, valorizando boas ações e práticas de cidadania fiscal. Desejamos que os estudantes se envolvam ativamente, se divirtam com as atividades propostas e percebam como os tributos estão presentes e impactam o nosso cotidiano. Queremos despertar nos participantes o olhar crítico e responsável, incentivando-os a fiscalizar e valorizar o bom uso dos recursos públicos. Que eles se sintam motivados a aprender mais sobre a educação fiscal e sejam multiplicadores desse conhecimento. Que este seja apenas o primeiro de muitos anos do DIEF!", desejam as coordenadoras.