UFSM representa o RS sendo finalista no Prêmio Nacional de Educação Fiscal Edição 2020

O Projeto de Extensão Educação Fiscal na Contabilidade, da Universidade Federal de Santa Maria, é FINALISTA do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, realizado pela Febrafite (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais) Edição 2020.

O prêmio é voltado às escolas, instituições (universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e projetos da área de tecnologia. E tem por objetivo valorizar projetos que atuem com as temáticas da função social dos tributos, a qualidade do gasto público, bem como, acompanhamento do retorno dos recursos para a sociedade.

- A Educação Fiscal é uma pauta de Estado e da sociedade. Ela é transformadora, contemporânea, ampla, democrática, transversal, descentralizada, inovadora e exponencial.

A coordenadora do projeto, Profa. Cristiane Krüger, explica que o projeto objetiva promover o desenvolvimento de ações educativas fiscais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), visando o efetivo exercício da cidadania por parte da comunidade acadêmica universitária. Mas, enfatiza que as ações extensionistas não se limitam à instituição, pelo contrário, a ideia é levar para a sociedade o conhecimento construído na academia. Espera-se, com o projeto, contribuir para que haja maior esclarecimento quanto à origem e a aplicação dos tributos, consciência sobre os direitos e deveres dos cidadãos no ambiente acadêmico e comunidade geral, melhor uso dos recursos públicos, maior qualidade nos serviços prestados e maior atuação no controle social.

A professora destaca que o projeto é o único representante gaúcho dentre as diferentes categorias do Prêmio desta Edição. E conta com inúmeros parceiros como o Programa Municipal de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Receita Estadual do Rio Grande do Sul, a Cidadania Fiscal da Delegacia da RFB de Santa Maria, o Departamento e o Curso de Ciências Contábeis da UFSM, dentre outros, que contribuem sobremaneira para que o projeto ocorra.

A final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal ocorrerá dia 29 de novembro, a partir das 19 horas, na Embaixada de Portugal, em Brasília.

Siga as redes sociais do projeto e acompanhe de perto essa seleção!

Instagram: @edu_fiscalufsm
Facebook: EdufiscalUfsm

Site oficial do Prêmio com os finalistas:
https://www.premioeducacaofiscal.org.br/comissao-julgadora-define-finalistas-da-edicao-2020-do-premio-nacional-de-educacao-fiscal-veja-a-lista/