Esteio - Disseminadores de Educação Fiscal participam de último encontro do curso

Um encontro na manhã desta quinta-feira (1º) no Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Flôres da Cunha marcou o encerramento do curso de Disseminadores de Educação Fiscal. A capacitação, iniciada no dia 4 de abril no Salão Nobre da Prefeitura, preparou os educadores do Município para incentivar e valorizar o conhecimento das crianças sobre os direitos e deveres da sociedade em relação ao pagamento de tributos e o acompanhamento da aplicação das arrecadações pela administração pública.

O curso, parte do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) executado pelas secretarias municipais de Educação (SME) e da Fazenda (SMF), teve parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf). Ao todo, foram 120 horas de aulas na modalidade a distância. No último encontro, os participantes puderam analisar as ações criadas e avaliar quais serão aplicadas nas escolas junto aos alunos.

O PMEF tem como objetivos sensibilizar o cidadão quanto à função socioeconômica dos tributos e o compromisso social; proporcionar conhecimentos sobre a Administração Pública, a arrecadação, a aplicação e o controle dos gastos públicos; incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos; e evidenciar a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção de políticas públicas e a melhoria das condições de vida dos cidadãos. O programa é realizado, sobretudo, nas escolas, com diferentes atividades que têm como objetivo ensinar os estudantes sobre a origem e destinação dos recursos públicos e sobre como acompanhar a forma como o poder público usa os valores arrecadados.

Texto: Camila Moraes​