Gincana da Educação Fiscal chega a mais uma escola

A Escola Municipal João Mertins Sobrinho, da localidade de Arroio Alegre, participou da Gincana de Educação Fiscal, na quarta-feira (6). Essa foi a segunda edição do circuito e marca o reinício do tema, como assunto transversal aos conteúdos que a escola irá ofertar neste semestre.

A Gincana da Educação Fiscal é uma realização conjunta das Secretarias Municipais da Fazenda e Educação, Cultura e Desporto, que estão desenvolvendo o projeto junto às escolas, para disseminar uma cultura cidadã, desde os pequenos. A programação é uma das ações que compõem o planejamento das secretarias para alcançar os mais variados públicos. O trabalho de Educação Fiscal com os alunos da Rede Municipal de Ensino vai da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A escola João Mertins Sobrinho, a segunda a participar da série de brincadeiras, atende a 22 alunos do Jardim (cerca de cinco anos) ao sexto ano do Ensino Fundamental (doze anos). O educandário localiza-se no interior do município e atua com turmas multisseriadas.

O circuito de atividades proposto direciona a temática da cultura fiscal de forma lúdica e divertida, com o intuito da ação marcar positivamente cada um dos participantes e o assunto Educação Fiscal ser multiplicado por eles, para as famílias e comunidade em geral. As atividades foram mediadas pelos organizadores e os alunos contaram com o auxílio das professoras do educandário. A turma foi dividida em duas equipes. Cada qual elegeu um nome relacionado ao que já haviam trabalhado no ano anterior sobre a Educação Fiscal. Os participantes exploraram seus conhecimentos sobre a temática, adquiridos com a inclusão do tema nos planos pedagógicos das escolas do município. “A educação Fiscal é um tema transversal que faz parte de um projeto maior da secretaria, desenvolvido nas escolas."

"Através da gincana, os alunos puderam compreender de forma lúdica e educativa a importância do tributo, bem como o papel do Estado na arrecadação e aplicação eficiente do dinheiro público, para a melhoria da qualidade de vida da população”, explica a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Juceli Maria Zimmer.

“Achei a atividade muito proveitosa, pois é uma forma de reforçar tudo o que eles já aprenderam na escola, de forma divertida. Através da gincana, damos continuidade às ações da Educação Fiscal no município”, ressalta o Secretário Municipal da Fazenda, Wilmar Müller.

Para dar o exemplo, a organização da gincana primou pela utilização de materiais reciclados, objetos e utensílios encontrados no próprio espaço da escola. Como prêmio pela participação, cada criança ganhou um alfajor, produzido e comercializado pela Cooperativa Escolar Cooperalto, do próprio município.

Primeira edição da gincana da Educação Fiscal foi um sucesso sendo realizada com os alunos do projeto de Complementação Pedagógica da Escola Padre João Batista Ruland, durante o período de recesso escolar. As atividades ocorreram no dia 29 e contaram com a participação de 27 crianças. O resultado da ação foi muito positivo, de acordo com os organizadores pois, além das crianças terem aprovado a brincadeira, a iniciativa recebeu diversos elogios da comunidade em geral. “Adorei a ideia da Gincana. No primeiro dia de aula, as crianças só falavam nisso."

"Conversamos sobre o fato de que todos, independentemente da equipe, ganharam muito com a atividade, pois se divertiram, aprenderam coisas novas e relembraram o que já sabiam”, conta Márcia Elaine Wissmann Kempf, professora da turma do primeiro ano da escola.

Nas redes sociais, a postagem sobre a gincana foi uma das mais visualizadas da semana, tanto na página do facebook da Prefeitura, como na página da Educação Fiscal do municipio (https://www.facebook.com/educacaofiscalaltofeliz). Através dessas plataformas, alguns pais também se manifestaram, relatando que os filhos comentaram sobre a brincadeira de forma entusiasmada e elogiaram a iniciativa.

Por: Priscila Tonietto

Assessora de Imprensa e Comunicação​ de Alto Feliz