Página Inicial > Notícias

13/08/2018 Educação Fiscal

INSCRIÇÕES ABERTAS - CURSO DEF 2018/02

03/08/2018 Educação Fiscal

​           Nessa quinta-feira (5), o Grupo de Educação Fiscal Estadual do Rio Grande do Sul se reuniu com representantes da Receita Municipal de Porto Alegre para discutir possíveis futuras parcerias para alavancar o tema Educação Fiscal e Cidadania no município.

Entre as pautas discutidas estavam a ressignificação da educação na sociedade, o desconhecimento por grande parte dos cidadãos sobre o tema Educação Fiscal, ações para combater a sonegação a longo prazo e estruturas e programações dos seminários do GEFE/RS.

Alexandre Andrade, assessor de planejamento da Receita Municipal, disse que buscou o contato com o GEFE em busca de uma troca de experiências, para discutir o que se tem feito no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre em relação ao tema e para repensar e reavaliar as ações tomadas até então.

Andrade diz que a Educação Fiscal está, há um bom tempo, na pauta municipal e que considera o assunto de extrema importância para uma mudança da sociedade, a longo prazo. Segundo ele, é um tema fundamental por trabalhar numa base que pode ser transformadora para um mundo cada vez melhor. Essa base educacional é que vai fazer a diferença em todos aspectos da vida do cidadão. ”

Cláudia M. De Cesare, exatora da Receita Municipal, considera que nossa sociedade é muito individualista, apenas busca o sucesso individual e considera que o tema quebra essa realidade, trazendo para as pessoas uma reflexão mais pública. Nas palavras dela, estamos em um momento de mudança própria e a Educação Fiscal nos traz essa reflexão, do que temos que mudar em relação a nossa visão do que é comunidade e do que é o interesse comum.

Na opinião de Randal Guimarães, Auditor-fiscal da Receita Estadual e Coordenador do Grupo Estadual de Educação Fiscal – RS, “é importante o engajamento da sociedade na mudança de cultura, do pensar individual para o pensar coletivo. Este é um processo gradual e exige a conscientização de cada um em exercer a plena cidadania, reconhecendo a importância de cumprir as obrigações fiscais, de participar da definição das prioridades de aplicação do recurso público (que paga a título de tributos) e de controlar a execução desta aplicação. Esse esforço conjunto irá colocar o país na rota do desenvolvimento, minimizando a corrupção, a sonegação, propiciando uma relação mais harmônica entre o Estado e a sociedade.

Os representantes da Receita Municipal consideram a parceria com a Secretaria da Fazenda Estadual muito positiva para juntar forças com os mesmos interesses de fortalecer a cidadania na sociedade. “Temos muito respeito pelo trabalho desenvolvido pelo GEFE/RS e queremos aproveitar o que cada grupo está realizando em termos de ações e multiplicar de forma mais facilitada”, completou Cláudia.   ​

Seminário de Educação Fiscal reúne Municípios de todo o Estado em Brochier

14 DE JUNHO DE 2018

O Grupo de Educação Fisscal do Estado (GEFE) promoveram na última quarta feira, dia 13/06 o I Seminário Regional de Educação Fiscal de Brochier. Nele estiveram presentes representantes de 15 municípios do Estado, além de alunos, professores da rede municipal e estadual de ensino, contadores, vereadores, autoridades do poder executivo municipal e entidades participantes do programa Nota Fiscal Gaúcha. Na parte da manhã o Auditor Fiscal da Receita estadual e Coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Randal Guimarães apresentou temas relacionados à Educação Fiscal, cidadania, a importância dos tributos traduzindo a educação fiscal como consciência social. A apresentação foi totalmente interativa e todos puderam participar com ideias e sugestões, teve também a brilhante ideia de trazer o “PIRATA”, personagem que acompanha o GEFE em eventos de educação fiscal:

Um dos momentos bacanas da manhã foi a música adaptada “Você partiu meu coração” com a participação de todos, confira:

Na parte da tarde o palestrante Fernando Rodrigues dos Santos apresentou o tema Nota Fiscal Gaúcha, a importância da participação de todos no programa, como cadastrar-se, como cadastrar entidades e concorrer a prêmios. Também foi feito o sorteio ao vivo dos prêmios especiais do Nota Fiscal Gaúcha Brochier:

Logo após o Delegado Substituto da Receita Estadual de Novo Hamburgo Eduardo Kleber Golfeto Ferreira fez a apresentação do Programa de Integração Tributária, parceria entre o Estado do Rio Grande do Sul e os Municípios. Explanou sobre como acontece o rateio dos recursos de ICMS e como o PIT é fonte preciosa de recursos para os municípios.

O Seminário foi uma meta alcançada de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014. Além das apresentações e de tudo que foi abordado durante o evento, o que fica de mais importante é a integração entre Municípios, Estado e a Sociedade na ideia de transformação do país num lugar melhor.​

ir para página:
1/149 (745)