Página Inicial > Notícias

PROJETO PESCAR BANRISUL INCENTIVA JOVENS AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Na tarde de 16 de abril de 2019, o Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul (GEFE/RS) visitou a turma do PESCAR 2019,Jovens Aprendizes, na unidade Banrisul de Porto Alegre. O coordenador do GEFE, Randal Guimarães, aproveitou a visita e fez uma explanação sobre a importância social dos tributos, a necessidade da participação da população, e a importância de fiscalizar se as obras públicas efetivamente foram realizadas dentro dos prazos, especificações e recursos destinados.

Randal Guimarães reforçou ao grupo de 20 jovens a importância de serem protagonistas de suas ações, ressaltando o dever de cada um na disseminação da consciência social e da construção coletiva para o bem-estar da sociedade.

Após a realização de uma dinâmica de grupo, voltada ao entendimento do orçamento participativo, os alunos, em simulação, escolheram as áreas prioritárias para a aplicação dos recursos, a saber: saneamento, segurança, saúde, educação e pavimentação de ruas. O exercício despertou o interesse de todos em participar das decisões que envolvem a administração do dinheiro público, enfatizando ainda mais a cidadania.

O projeto PESCAR iniciou-se em 1976, no Rio Grande do Sul, com a iniciativa do empresário Geraldo Tollens Linck (1927-1998), dono da Linck S.A. Sua ideia era ocupar o tempo livre que jovens de baixa renda possuíam, ensinando-lhes alguma atividade que os qualificaria e os daria uma nova perspectiva de vida. A primeira turma do projeto iniciou com 15 jovens e até então, já formou mais de 15 mil jovens nas 120 unidades distribuídas em 10 Estados e no Distrito Federal, além de existirem também na Argentina e no Paraguai.

Evelyn Lucena Jornalista

GEFE/RS - Grupo de Educação Fiscal do RS​​

Nesta quinta-feira (04), a Fiscal Denise Lopes, do município de Mariana Pimentel, se reuniu com o coordenador do Grupo de Educação Fiscal (GEFE/RS), Randal Guimarães, para planejarem o II Seminário Regional de Boas Práticas em Educação Fiscal – 10 anos do programa Mariana Consciente.

O evento ocorrerá no dia 22/11, no Centro Cultural Farol do Saber, e será aberto a professores, alunos, servidores públicos, produtores rurais e toda comunidade da região. O objetivo é promover o protagonismo cidadão, abordando temas como tributos, participação, controle social e cidadania, demonstrando seus reflexos positivos para sociedade.

Não é de hoje que Mariana Pimentel se destaca no cenário estadual quando o assunto é Educação Fiscal. Desde 2009, com o implemento da Lei Municipal n° 590/2009 - que criou o Programa “Mariana Consciente” – o município já encorajava setores produtivos e orientava crianças e adolescentes sobre temas como arrecadação, utilização dos tributos, expedição de documentos fiscais, com vistas a elevar seu índice de participação na arrecadação estadual.

Já em 2011 foi editado o decreto municipal n° 685/2011, que tornou a Educação Fiscal tema transversal, possibilitando sua implantação sistemática e permanente nas escolas do ensino fundamental da rede pública. Naquele ano, Mariana também fez uso do mesmo tema (Educação Fiscal) em seu desfile cívico da Semana da Pátria, cuja organização coube à Secretaria da Fazenda Municipal e ao GEFE-RS.

A data de 22 de novembro de 2019, para a realização do II Seminário, foi cuidadosamente escolhida por representar um marco para o município:  os 10 anos do “Mariana Consciente”.

Evelyn Lucena

Jornalista